Você é um chocólatra? Todo mundo aprecia um docinho vez ou outra, entretanto se você não é capaz de passar o dia sem uma barra de chocolate, é capaz que você tem um problema. Mesmo alguém com o paladar mais doce é capaz de derrotar esta dependência. Observe se você é viciado nesta gostosura e apure o que fazer para deixar de ser um dependente.
vicio-por-chocolate O primeiro passo é localizar os sintomas. Nem todos os cientistas no campo da psicologia enxergam o desejo voraz por chocolate como um autêntico vício. Em contrapartida, determinados cientistas consideram que a liberação de endorfinas propiciada pelo consumo de chocolate cria uma dependência física a fim de obter um ótimo humor, indicando que seja possível se viciar pela guloseima.
Observe se você sente que seu desejo por chocolates é terminantemente existente e muito difícil de controlar. Esses podem ser alguns dos sinais: Você se sente “condicionado” e passa a precisar do doce em determinados períodos do dia, como após o almoço, por exemplo? Só de pensar no chocolate ou observá-lo na prateleira do hipermercado faz você babar? E, na ocasião em que você está ansioso, comer um chocolate faz você se sentir mais descontraído e radiante?
Respondidas as perguntas afirmativamente e confirmada a sua dependência por chocolates, analise se isto é um problema em sua vida. Pergunte-se se a ingestão abusiva da guloseima fez um estrago na sua dieta, aumentando seu peso e reduzindo sua ingestão de alimentos com alto teor nutricional. (Embora o chocolate possua determinados proveitos, o teor de gordura e açúcar são bem altos).
Analise se você não se sente alegre até que tenha consumido chocolate ao longo do dia. Para conseguir o chocolate você chega a desviar do seu trajeto para o trabalho com o objetivo de comprar o chocolate, sentindo pânico de imaginar ficar sem ele a seu alcance.
Você também pode até estar tendo enxaquecas após consumir chocolate, todavia nem o fato de você relacionar a dor à ingestão do doce faz você pensar em parar de ingeri-lo.

De onde vem o vício?

vicio-por-chocolate Você já se define um viciado em chocolate, já compreende que isto não faz bem para sua saúde, entretanto ainda não sabe o motivo deste vício. É hora de encontrar a razão. Há uma sucessão de possibilidades que podem estar alimentando sua obsessão por chocolates. As causas emocionais são uma delas. Você está se sentindo desanimado, irrequieto, deprimido, frustrado, desassossegado com situações não resolvidas e o chocolate se tornou uma fundamental fonte de elevação de seu estado emocional.
Outra causa pode ser a troca de uma refeição pelo chocolate. Você está com fome e o chocolate é aproveitável, prontamente disponível e barato. Isso é capaz de ser particularmente sedutor se este doce achar-se na sua gaveta do trabalho ou em sua bolsa. Ou, possivelmente você esteja fazendo dieta e você se sinta privado de alimentos prazerosos, que você de modo geral adoraria ingerir, então você está escapando, sem levar em conta o valor calórico do doce na sua alimentação.
Após identificar o motivo, trate-a de maneira salutar e tranquila. Embora você seja alérgico a chocolates, você não tem necessidade de desistir totalmente dele, mas minimizar seu consumo. Há determinados métodos para equilibrar seus desejos por chocolate. O mais essencial é tomar a decisão de parar de ingerir de maneira demasiada a guloseima e de utilizá-lo como uma muleta. É significativo desejar esta mudança, do contrário, você não vai conseguir.
Busque uma fonte de energia alternativa, comendo mais proteínas e grãos durante o almoço. Coma frutas e legumes, porte algumas nozes e sementes na bolsa, coma bolachas sem gordura e beba mais água. Coma chocolates apenas como um agrado esporádico e não como uma refeição.
Reduza a quantidade de chocolate consumido toda semana. E, ao comê-lo, atente-se em desfrutar e estender a experiência. Experimente uma barra de chocolate de cacau de oitenta por cento (isto abrangerá bem menos sacarose). Mude a rota no hipermercado e evite passar pelas gôndolas de guloseimas. Não há nada saudável naquela seção!
Entenda o que esperar, dado que você diminui a ingestão de chocolates. Você é capaz de vivenciar sintomas de abstinência como os da cafeína e você pode ser tentado a trocar o chocolate por outras guloseimas como doces, bolachas e bolos.

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