Ronco: o que fazer para parar Corpo Humano Saúde  roncar

Ronco: o que fazer para parar

Inúmeras pessoas sentem-se inquietas ou até mesmo envergonhadas por perceberem que ressonam. As demais juram desconhecer ter este problema. Porém, por qual razão certos indivíduos roncam? Isso acontece quando o ar flui pela garganta quando se respira ao longo do sono. Este deslocamento faz com que os tecidos relaxados da garganta balancem e ocasionem os sons dos ressonos graves e, certas vezes, desagradáveis.

O ronco é capaz de cessar o sono da própria pessoa que possui este problema ou o de quem divide com ele o mesmo leito e o mesmo aposento. Embora o episódio de uma pessoa ressonar não inquiete nenhuma pessoa, esta não é uma circunstância para ser menosprezada. Na realidade, o ressono pode ser um indício de um problema de saúde grave, entre eles apneia obstrutiva do sono (vias aéreas bloqueadas), obesidade, problema com a estrutura da cavidade bucal, nariz ou garganta, sem falar da privação de sono.

Em outros episódios, o ronco é capaz de ser motivado somente pela posição na qual a pessoa opta para adormecer, como de costas, por exemplo, ou pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, momentos antes de ir dormir.

Tratamentos para prevenir o ronco

Ronco: o que fazer para parar Corpo Humano Saúde  roncar   Em certos casos de ressono, é essencial obter ajuda de um especialista para obter o tratamento mais aconselhável. Contudo, diversos deles têm como causa fatores simples que são capazes de serem tratados sem muito esforço.

O exagero de peso é um fator que pode provocar o ronco, em virtude disso, o mais adequado é emagrecer. Desse modo, a porção de tecido na garganta que pode estar provocando o ronco irá diminuir. Para emagrecer é fundamental reduzir a ingestão de gordura diária, ingerindo porções pequenas e aumentando a porção de alimentos favoráveis. É necessário, ainda, praticar exercícios físicos regularmente.

Pare de roncar cochilando na postura certa

Definir a postura correta para adormecer pode ser a solução concreta para os ressonos. Dormir de costas por vezes faz com que a língua se mova para a parte posterior da garganta, o que bloqueia parte da passagem do fluxo de ar. Dormir de lado consegue ser tudo o que quem ronca tem necessidade de fazer para facilitar que o ar flua facilmente.

Use tiras para o nariz e nunca mais ronque

As tiras para o nariz adesivas podem ser colocadas no nariz para auxiliar a expandir o espaço da passagem nasal. Isto pode tornar a respiração mais efetiva e reduzir ou suprimir o ronco. Um dilatante nasal, que é uma tira adesiva, usada no alto do nariz através das narinas, pode encurtar a resistência do fluxo de ar, tornando o respirar mais tranquilo.

Ronco x alergia

Ronco: o que fazer para parar Corpo Humano Saúde  roncar   As alergias podem reduzir a passagem de ar que passa pelo nariz, o que obriga o indivíduo com alergia a respirar pela boca. Isso aumenta a chance de roncar. Diante disso, o melhor é sondar um especialista sobre o tipo de tratamento a ser adotado para diminuir ou eliminar o problema.

Desvio de septo provoca roncos

Muitas pessoas nascem com algum tipo de lesão nasal ou sofrem alguma que tem como resultado o desvio do septo nasal. Esse é o desperfilamento da parede que separa todos os lados do nariz, o que restringe a passagem do fluxo de ar, causando a respiração oral no momento do sono e, como resultado, o ressonar. Pode ser preciso fazer uma cirurgia para corrigir a lesão, porém é preciso consultar um médico.

Álcool antes de repousar gera o ronco

A bebida alcoólica é capaz de relaxar a musculatura da garganta, motivando o ronco. Por conta disso é fundamental diminuir ou evitar o álcool antes de ir deitar. Tentar não ingerir álcool no decorrer de, pelo menos, 2 horas antes da hora de ir dormir pode ser uma resposta para acabar de uma vez por todas com o ronco. O fumo ainda não é um costume sadio e ele pode piorar o ronco. Adormecer de 7 a 8 horas de sono a cada noite ainda é recomendado para quem ronca como preventivo.

Aparelho oral contribui para parar de roncar

Aparelhos orais podem ajudar a preservar as passagens aéreas abertas, deixando o respirar mais suave, impedindo o ronco. Para obter um destes aparelhos, é importante consultar um dentista.

Deixe uma resposta